Desenvolvimento Territorial

segunda, 10 de julho de 2017

Em Capanema, lideranças apresentam propostas para o desenvolvimento territorial da fronteira

A primeira fase do projeto de desenvolvimento territorial da fronteira entre Brasil e Argentina, que abrange os municípios paranaenses de Capanema e Planalto e também a cidade argentina de Comandante Andresito, terminou no dia 29 de junho. O encerramento do Programa Sebrae de Liderança, promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae/PR, aconteceu no campus de Capanema do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

As 34 lideranças brasileiras e argentinas capacitadas apresentaram à comunidade da região projetos pensados para o desenvolvimento do território que foram elaborados durante a formação. Cento e doze pessoas prestigiaram o evento.

A consultora Maria Auria Mulhmann, gestora do programa de Ambiente de Negócios da Regional Sul do Sebrae/PR, conta que os participantes foram divididos em grupos, que estudaram quatro temáticas: Aduanas – Inovação; Comitê Territorial – Crédito, Compras, Desburocratização e Simplificação; Educação e Desenvolvimento de Lideranças; e Turismo Integrado na Fronteira – Associativismo.

“O trabalho, inicialmente, foi focado em capacitar as lideranças, para que possam exercer o protagonismo nas ações para o desenvolvimento do território da Fronteira”, detalha Maria Auria.

Os integrantes dos grupos dedicaram-se a estudar os problemas e potenciais da região que compreende os três municípios. O tema Educação e Desenvolvimento de Lideranças tem todos os componentes ligados à área.

Segundo Kellerman Godarth, coordenador do curso de Técnico em Cooperativismo do Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema, o foco dos projetos elaborados está na ampliação das atividades do Jovens Empreendedores Primeiros os (JEPP), programa do Sebrae/PR para o Ensino Fundamental.

“Observamos a necessidade de disseminar o JEPP, especialmente no lado argentino. Outro plano está relacionado ao Despertar, voltado para o Ensino Médio. A intenção é implantar o programa em três escolas de Capanema, inicialmente, e depois levar para Planalto e Comandante Andresito”, diz.

Godarth acrescenta que o grupo também identificará competências a serem desenvolvidas nos integrantes para, em seguida, providenciar treinamentos, com apoio do Sebrae/PR.

Turismo
Claudia Ferronato, analista istrativa do Sesi/Senai em Capanema, é líder do grupo Turismo Integrado na Fronteira – Associativismo, que apresentou três propostas relacionadas ao tema.

“São propostas para o desenvolvimento de um mapa turístico da fronteira (com uma rota alternativa para Foz do Iguaçu), implantação de roteiros turísticos integrados e campanha pró-turismo com as associações comerciais e empresariais (para incentivar a integração entre o comércio local e os turistas)”, adianta Claudia.

A líder do grupo de Turismo diz que, para dar continuidade às propostas, a primeira ação será verificar possíveis aliados para promover o turismo na fronteira e, em seguida, elaborar o cronograma de ações.

“Em três anos, queremos ter turistas visitando nossa fronteira, investidores motivados e os municípios de Capanema, Planalto e Comandante Andresito totalmente integrados”, antecipa Claudia Ferronato.

Apoio
O Programa de Desenvolvimento do Território da Fronteira tem como parceiro o Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (MPE Fronteira). No núcleo Capanema, conta com o apoio das Prefeituras de Capanema, Planalto, Intendência de Comandante Andresito (ARG), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e associações empresariais de Capanema (Acec) e de Planalto (Acep).
Fonte: Assessoria de Imprensa - SEBRAE

Galeria de Fotos